Projeto de apresentação Minha Dança Tua Raiz contatos p/ SHOW (13)3062-5866/9790-5712




Afro ketu


A Nossa entidade cultural oferece espetáculos e oficinas culturais para a comunidade de Guarujá, desde 2000, iniciamos no movimento cultural já somos referencia no segmento. Sem esquecer da militância cultural, nós do Grupo Afro ketu, transcendemos o discurso e realizamos o exercício cultural no nosso dia a dia, possuímos oficinas em diversas comunidades e ainda em 2010, queremos ampliar ainda mais, por isso buscamos novas parcerias. Dentre os Espetáculo realizamos um Projeto de Apresentação coreografia “Minha Dança, Tua Raiz”.

A Associação já participou de festivais como Fest in Folk, seminários, intercâmbios culturais, Fórum Nacional de Juventude Negra, onde tem tido uma grande atuação na comissão organizadora da Regional Baixada Santista. Hoje o grupo, depois de realizar alguns eventos junto à comunidade realiza.

“A expressão de Africanidade é o nosso combustível, nosso meio, nosso caminho de cultura e Arte”.

“Dança do Egesá”: Relata um começo muito dificil para conquistar um caminho é necessário se contruir um ideal, objetivo, meta e so assim da o primeiro passo, nesta dança e cantado uma cantiga que fala de uns tempos dificies de um povo que acredita nos seus ideais e que durante dez anos, luta pelo seu espaço de chão, deixando suas raizes ganhar forças para continuar seus trabalhos.




“Solo Tribal”: Atraves da sua dança monstra toda expressão corporal do ritimo dos tambores, das vestes; a integridade da força que existe na mulher negra, assim mostrando em seus movimentos mais bruscos e sensuais, tendo como expressão mais pura desta raça, a beleza de seus traços mais fortes e da alegria, formando um balé de gestos e felicidade sentindo o sangue ferve como um magma que se tranforma em uma grande erupção.



“Maculele”: Dança de origem africana, mas proximamente do norte da África que floresce nos canaviais de Santo Amaro da Purificação, Bahia.

A dança desaparece no ano de 1900, mas reaparece em 1923, através do Mestre Popó que era filho de um escravo.

Maculelê é uma dança rica que conta a história de um negro em uma aldeia africana que foi traído e expulso de sua aldeia, por ter sido julgado covardemente, só que mais tarde quando todos os homens da aldeia foram caçar, uma tribo inimiga tenta destrui - lo, mas o Guerreiro retorna ao povoado e luta bravamente e com dois pedaços de “pau” também chamado de “esgrimas” salva toda a aldeia.

E assim mostrando todo acervo histórico que constinua nossas raízes.



“Samba de Roda“, nasceu no recôncavo Baiano, na cidade de Santo Amaro da Purificação, talvez a forma mais popular e autentica expressão do Samba Brasileiro. Nos poucos momentos que os escravos tinham para se destrair; no samba descobriram a magia, sensualidade, espotaniedade entre ritmos e batidas. Forma mais popular que resistiu através dos tempos e até hoje nos transmite emoções por suas cantigas, sons e diversidades de cores.